Dia Nacional do Controle da Asma


21 de junho é o Dia Nacional de Controle da Asma. A data tem o objetivo de chamar a atenção da população para a doença, que piora com a chegada do inverno.

A asma é uma doença inflamatória que acomete as vias respiratórias, caracterizada pela falta de ar, chiado no peito e tosse. Geralmente esses sintomas são percebidos durante crises agudas sofridas pelos asmáticos. As crises são geradas pelos chamados “gatilhos”, ou fatores desencadeantes, como o uso de cosméticos com cheiro forte, produtos de limpeza, exposição ao mofo ou contato direto com os animais. A queda da temperatura também é considerada um gatilho para a asma, pois o inverno é uma estação predominantemente seca e favorável a doenças respiratórias.


O tratamento é feito com o auxilio de remédios. Os mais comuns são os medicamentos inalatórios, que podem ser de ação curta ou prolongada. Os de ação curta são os broncodilatadores, conhecidos como “bombinhas”, eles agem no momento da crise. Os corticosteróides e os broncodilatadores são prescritos com o objetivo de prevenir os sintomas e diminuir a frequência das crises.

Quando o clima está mais seco, como no inverno, o uso dos umidificadores de ar também é recomendado, Também é essencial que a hidratação das vias aéreas seja feita com a ingestão de bastante água sempre.

A prática de atividades físicas também é recomendada. É importante lembrar que o exercício físico traz inúmeros benefícios à saúde, inclusive aos asmáticos, mas o médico deve ser consultado para verificar as condições do paciente.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Iguaperiba, S/N - Brás de Pina - Penha

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3109-0192

Tecnologia do Blogger.