CF Heitor dos Prazeres

Rua Iguaperiba, S/N - Brás de Pina - Penha - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21010-290 | ☎ Telefone: (21) 3109-0192
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 19h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Felipe Fernandes | CNES 6664040 - ESF: 06 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

Rio de Janeiro, 16 de Outubro de 2015 - Doação de sangue

Rio de Janeiro, 16 de Outubro de 2015 - Doação de sangue


               A Cf Heitor dos Prazeres terá um grupo para doação de sangue no próximo dia 23/10/15.
               Os interessados entrar em contato com a Agente Comunitária de Saúde Iris Sá  ou Professora Martinha na Academia Carioca.
               Mesmo que nesta data não seja possível e mesmo assim tenham interesse em doar entre em contato deixando seu nome para uma próxima doação.

Orientações para doadores de sangue  Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve...- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- pesar mais de 50 Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários - Febre- Gripe ou resfriado- Gravidez
- Pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias- Uso de alguns medicamentos- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis


Cirurgias e prazos de impedimentos 
- Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
Impedimentos definitivos- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária


Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2015 - Outubro Rosa

Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2015 - Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. 
Neste mês todas as mulheres entre 25 a 64 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico e preventivo ( papanicolau) .Se você não está nessa faixa etária, informe suas amigas, familiares e conhecidos para conscientizar essa prática simples e que salva milhares de vidas!
Procure sua unidade de atendimento e faça seu exame.
Vista essa Camisa!

Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2015 - MAMÓGRAFO MÓVEL

Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2015 - MAMÓGRAFO MÓVEL

Mamógrafo Móvel está no Parque Madureira. 

O atendimento, que acontece SOMENTE mediante o encaminhamento das pacientes pelas Clínicas da Família, é realizado das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 15h.

Rio de Janeiro, 12 de Agosto de 2015 - Saúde Bucal na Escola

Rio de Janeiro, 12 de Agosto de 2015 - Saúde Bucal na Escola

Foi realizado a Saúde bucal na Escola Municipal João de Deus, com a participação dos agentes de saúde, Dentista Kelma e a ASB Rayane.
Foi passado um vídeo super divertido , dada as instruções sobre escovação e entrega de kits.













Rio de Janeiro, 11 de Agosto de 2015 - Campanha de vacinação contra a Poliomelite

Rio de Janeiro, 11 de Agosto de 2015 - Campanha de vacinação contra a Poliomelite


Começa, no próximo sábado, dia 15 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Junto com ela, será realizada a Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal, destinada a colocar em dia a caderneta de crianças que deixaram de receber algum imunizante na época indicada.Logo no primeiro dia, acontecerá o Dia D contra a pólio, em que postos de saúde vão funcionar, mesmo sendo sábado, das 8h às 17h — as unidades ficam abertas no mesmo horário, de segunda a sexta-feira, para vacinação. Além disso, neste fim de semana, haverá postos volantes montados em igrejas, escolas e associações de moradores.

Contra a poliomielite (ou paralisia infantil), devem ser imunizadas crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses. Já a campanha de atualização do esquema vacinal é voltada aos pequenos menores de 5 anos.
— A vacina contra a pólio é uma dose adicional oferecida às crianças com o intuito de aumentar a proteção coletiva e evitar a entrada do vírus no Brasil, que conseguiu erradicar a doença.

É essencial que os pais não esqueçam a caderneta de vacinação da criança, para que profissionais avaliem se há alguma vacina em atraso. A atualização acontecerá na hora, exceto se a imunização estiver sendo feita fora de uma unidade de saúde. Nesses casos, a família receberá orientação para ir a um Centro Municipal de Saúde ou a uma Clínica da Família durante a semana.


Rio de Janeiro, 01 de Agosto de 2015 - Semana Mundial da Amamentação

Rio de Janeiro, 01 de Agosto de 2015 - Semana Mundial da Amamentação

  De 01 a 07 de agosto é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

O leite materno contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. É um simbiótico: uma fonte natural de lactobacilos, bífido bactérias e oligossacarídeos. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. A mãe fornece ao filho componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.
A amamentação, que é o ato de alimentar o bebê com o leite materno, vindo diretamente do peito, deve ser exclusiva durante os primeiros 6 meses de vida do bebê.
Outros aspectos reforçam a importância desse gesto de amor: “Os laços afetivos são consolidados com a amamentação, além de possibilitar uma recuperação mais rápida da mãe no pós-parto, pois a amamentação acelera o retorno do útero ao tamanho original, auxilia na redução de peso da lactante e na prevenção dos cânceres de mama e colo do útero”


E se você produz bastante leite, seja uma doadora.

Dia Mundial de luta contra as Hepatites virais

Dia Mundial de luta contra as Hepatites virais

Dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Hepatites Virais

As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado. Cinco diferentes vírus são reconhecidos como agentes etiológicos da hepatite viral humana: o vírus da hepatite A (HAV), o vírus da hepatite B (HBV), o vírus da hepatite C (HCV), o vírus da hepatite D ou Delta (HDV) e o vírus da hepatite E (HEV). Com exceção do HBV, que possui genoma DNA, todos os demais são vírus RNA.
As hepatites A e E são transmitidas pela via orofecal e causam infecções agudas benignas, que evoluem para a cura sem necessidade de tratamento específico. As hepatites B, C e D podem evoluir para a hepatite crônica, que tem como principais complicações a cirrose e o carcinoma hepatocelular.
Prevenção
Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:
> Usar preservativo em todas as relações sexuais; 
> Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings; 
> Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure; 
> Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas; 
> Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e picadas, como o crack
.
Vacinação 
A vacina contra a hepatite B deve ser recomendada para jovens até 29 anos, para as populações vulneráveis* (em especial, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e usuários de drogas) e para profissionais de saúde. É um direito e é a melhor forma de evitar a hepatite B. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente e está disponível em todas as  salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS) – cerca de 32 mil, no total. Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Se a gestante tiver hepatite B, o recém-nascido deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina contra a hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão de mãe para filho. Caso não tenha sido possível iniciar o esquema vacinal na unidade neonatal, recomenda-se a vacinação na primeira visita à unidade pública de saúde. A vacina está disponível no SUS desde 1998.
Populações mais vulneráveis
Gestantes, após o primeiro trimestre de gestação; pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DST); bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários; carcereiros de delegacia e de penitenciárias; coletadores de lixo hospitalar e domiciliar; comunicantes sexuais de portadores de hepatite B; doadores de sangue; homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo; pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, entre outras); manicures, pedicures e podólogos; populações de assentamentos e acampamentos; populações indígenas; potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundidos; profissionais do sexo; usuários de drogas injetáveis, inaláveis e picadas e caminhoneiros.
Fique Sabendo
O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais já mantém uma estratégia de mobilização para o diagnóstico de aids, sífilis e hepatites: o Fique Sabendo. A estratégia, criada em 2003, tem grande aceitação e credibilidade entre profissionais e gestores de saúde pública.

PREVINA-SE !!!

Festa Julina

Festa Julina

Ocorreu no ultimo dia 22/07/2015 a nossa festa Julina.
Promovida entre os funcionários e Cadastrados da unidade.
Foi uma tarde maravilhosa , com bastante comidas gostosas, brincadeiras para a criançada com direito  a quadrilha promovida pela Professora Marta.
Foi um momento de pura descontração, e um momento onde tivemos uma integração com a comunidade.









































































Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2450 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
19633 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Iguaperiba, S/N - Brás de Pina - Penha

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3109-0192

Tecnologia do Blogger.